Reserva online
Reserva online
Monte Verde Vip Sala netuno

Sala de cinema Netuno...

Pousada Carícia do Vento

Monte Verde Vip Cabana Prime

Cabana Prime com vista para a mata...

Pousada Villa D'Amore

Monte Verde Vip Deck & Spa

Deck com piscina e SPA...

Pousada Carícia do Vento

Monte Verde Vip Redário & Piscina

Redário com piscina e jardim...

Pousada Villa D'Amore

História de Monte Verde


O sobrenome do fundador é que deu origem ao nome de Monte Verde, este pequeno vilarejo situado na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Grinberg, pois "grin" significa verde e "berg" significa monte. Verner Grinberg chegou ao Brasil ainda menino com sua família em 1913. Vindos da Letônia, se instalaram na cidade de Paraguaçu Paulista (SP) em uma colônia de letões e só em 1938 Verner Grinberg, já casado, mudou-se para Campos do Jaguary, atualmente conhecida como Monte Verde.

Doze anos mais tarde, em 1950, a cidade teve seu primeiro registro de venda de loteamentos feito, e essa se tornou a data oficial da fundação do vilarejo. A região onde fica Monte Verde foi escolhida pelos Grinberg devido à identificação que tiveram com sua terra natal, pois, além da paisagem, a cidade possui clima semelhante ao europeu. Situada no sudeste do Brasil, Monte Verde chega a registrar no verão temperaturas de 28º C e pode chegar a -10º C durante o inverno.

Segundo Grinberg, nos anos seguintes, amigos e parentes conheciam a região e logo ficavam apaixonados. A saída foi a comercialização de lotes e, com o passar do tempo, o vilarejo começou a mudar de cara. O caminho que antes era somente composto de picadas entre as montanhas e precisava ser percorrido até em lombo de burro, foi melhorando e hoje dá acesso a turistas de vários lugares do país e até do mundo. E devido ao fluxo de visitantes e à falta de lugares apropriados para hospedagem, é que os moradores montaram as primeiras pensões. Nascia aí a vocação de Monte Verde para o turismo.

Mas nem tudo foi fácil, a eletricidade chegou em Monte Verde em 1969. Até essa data, os moradores da comunidade acordavam com o soar de um sino, que era tocado por Emilia Grinberg, esposa de Verner Grinberg. A vida sempre foi muito simples em Monte Verde. Tudo o que comiam era cultivado na cidade, inclusive o leite era ordenhado das vacas que haviam no local.

De lá para cá, muita coisa mudou, o vilarejo ganhou em infra-estrutura, mas não perdeu o charme e o lado rústico. Além de hotéis modernos e confortáveis, Monte Verde tem o aeroporto mais alto do país: são 1.600 metros acima do nível do mar e uma pista com 1.100 metros de comprimento.

Hoje, a cidade é uma ótima opção de passeio para todos os gostos e certamente é o lugar ideal para quem quer fugir do estresse das grandes cidades e respirar um pouco de ar puro das montanhas. Namorar junto à lareira nas noites frias, saborear um delicioso fondue ou curtir atividades radicais, como escaladas, trilhas e corredeiras são algumas das opções que podem fazer parte dos programas dos visitantes.